Filmes/ Trailers

Besouro


O filme retrata uma das histórias mais importantes do cenário cultural brasileiro: a história do capoeirista Besouro Mangánga, que viveu na Bahia no início do século XX, em um período muito próximo da abolição da escravatura, onde os negros brasileiros ainda sofrem um preconceito latente por parte dos brasileiros brancos, donos de plantations, enfim, mostrando que pouca coisa mudou após este período.
Entre os principais temas deste filme narrado como um conto africano, temos o ponto de vista da religiosidade africana, aparentemente o canbomblé e a questão da condição do negro neste período. O que muitas pessoas não entenderam sobre o filme é que ele narra a história como uma lenda ou mito contado ao método africano, mostrando elementos temporais soltos que se "encaixam" ao final do filme. Espero que gostem!

B13 - O Distrito 13


Este filme francês é ideal para explicar a questão da segregação espacial nos guetos europeus, em especial na França. a ideia do filme é bem interessante, pois o gueto inchado denominado Distrito 13 é cercado por grandes muralhas criadas pelo governo francês, que largara "às baratas a região". Além das ótimas cenas de ação, envolvendo o "Le Parkour", o filme trabalha de uma ótica bem interessante também a questão da migração desenfreada de latinos, africanos, asiáticos e habitantes do leste europeu, que em diversas partes do filme são colocados como problemas à europa e à França.

A Onda - Die Welle



Die Welle é um filme alemão que mostra o cenário de uma sala de aula, onde o professor Burt Ross deverá dar aula sobre autocracia, que é o mesmo sistema propagado pelo nazi fascismo. Este filme reabre a cicatriz deixada pela derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial e faz com que seja percebido que mesmo em um mundo mais livre e complexo que antigamente, as relações ditadas ou manipuladas da forma correta ainda tem o mesmo poder de alienação. Um dos melhores filmes que já vi na vida!

O Distrito 9



Neste interessantíssimo filme de ficção científica, temos a visão do Appartheid da África do Sul sobre um outro ponto de vista. Em um momento no futuro, na África do Sul, uma nave espacial defeituosa fica flutuando sobre Johanesburgo, e os alienígenas ficam hospedados em um distrito favelizado, denominado Distrito 9. O problema é que a população sul africana age de preconceito sobre estes alienígenas, crianado várias medidas repressoras como leis "raciais" e pesquisas envolvendo estes seres. Ele utiliza estes elementos contando a história de um afrikâner chamado Wikus van de Merwe que é contaminado por uma substância alienígena e... bem, o resto vocês verão!


Cidade de Deus


O filme Cidade de Deus marcou o início de uma era no cinema brasileiro. Este filme lotou as salas de cinema por algum tempo e criou diversos "chavões populares" ditados pelos personagens do filme. Este filme poderá ser aplicado a questão da expansão urbana do Rio de Janeiro na Zona Oeste, ao processo de favelização e a expansão das facções criminosas e do tráfico de drogas.